Carlson-Gracie

Estátua do lendário Carlson Gracie é inaugurada em Copacabana; confira;

A última segunda-feira (12) ficou marcada por grandes emoções em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. No dia em que celebraria seus 87 anos, Carlson Gracie teve uma estátua inaugurada em sua homenagem. Familiares, amigos, alunos e fãs do Grande Mestre estiveram presentes na cerimônia e o local do busto foi escolhido de forma “estratégica”: na praça Shimon Peres, bem próxima à academia onde Carlson formou grandes campeões.

Ao longo dos últimos 10 anos, pessoas próximas a Carlson se uniram em prol do devido reconhecimento ao grande nome da história da arte suave. Em 2019, o projeto, enfim, saiu do papel e a escultura, desenvolvida por Edgar Duvivier, ganhou “vida”. A estátua, vale ressaltar, foi financiada por amigos e alunos do Mestre Carlson, que contaram com a orientação da Fundação Parques e Jardins e da Secretaria Municipal de Conservação para criar uma interação entre o monumento e o visitante. Nesse caso, a mão da estátua estará na posição do tradicional cumprimento da equipe, o aperto de mãos com os dedos entrelaçados. Assim, o visitante terá a oportunidade fazer uma foto cumprimentando Carlson.

– Finalmente, no início deste ano, tivemos a autorização da prefeitura do Rio de Janeiro para fazer essa homenagem e dar esse presente a cidade do Rio e, especialmente, ao bairro de Copacabana, pois Carlson Gracie foi e é uma figura lendária desse bairro querido. A estátua ficará justamente na praça Shimon Peres, na Rua Figueiredo Magalhães, onde Carlson operou sua academia por mais de 40 anos. É um momento de grande emoção – discursou Maurício Saddam, um dos idealizadores do projeto.

– Eu nunca mais me esqueço de uma única cena: uma luta no Maracanã, onde Carlson foi chamado para lutar, com mais de 20 mil pessoas, tiveram que acordar o Carlson para ele lutar (risos), porque ele estava com sono e dormiu. Para mim, o maior lutador do mundo. Pouca gente eu vi com aquele espírito, com aquela raça e vontade. Não tem medalha nenhuma mais forte do que ser irmão de Carlson Gracie. Eu vejo aqui os irmãos, os queridos amigos e a figura do meu irmão em praça pública. Não poderia ser diferente. Carlson, você é um herói nacional. Ninguém mais, no mundo, fez o que você fez. Ninguém com 17 anos, 74kg, lutou por 2h45 sem descanso com um adversário com o dobro do teu peso. Você formou heróis e grandes nomes do mundo da luta – relembrou o Grande Mestre Robson Gracie, irmão de Carlson.

Foto Gracie Mag

Fonte TATAME / Mateus Machado

 

(mais…)

CARLSON VINGOU OS GRACIE

Você Sabia?

A luta que elevou Carlson ao nível de ídolo foi a seqüência do capítulo mais dramático vivido pela família Gracie: a derrota de Hélio Gracie para Valdemar Santana. Valdemar Santana praticava luta-livre desde os 18 anos e começou a treinar com Helio Gracie aos 21 anos. Passou a trabalhar como roupeiro da academia para pagar as mensalidades. Depois de desentender com Hélio, Valdemar desafia seu mestre e após 3 horas e 45 minutos, o combate mais longo da história, Valdemar venceu Hélio Gracie. Segundo o próprio Carlson, Valdemar era tido como um dos lutadores mais duros da academia Gracie e foi seu companheiro não só nos treinos como também viraram amigos. Porém após a derrota do tio, Carlson se vê obrigado a resgatar a honra da família. A luta aconteceu em 8 de outubro de 1955 no estádio do Maracanãzinho –Rio de Janeiro. Carlson e Valdemar lutariam de Kimono e nas regras do Jiu Jitsu, pois o Vale-Tudo estava proibido na cidade. A luta teria cinco rounds de 10 minutos e apesar da superioridade técnica de Carlson, a luta terminou empatada. A segunda luta entre Carlson e Valdemar também foi no Maracanãzinho e aconteceu em 21 de Julho de 1956. Devido a pressão feita e ao sucesso da primeira luta, o chefe de polícia permitiu que a luta fosse um Vale-Tudo sem kimono e com seis rounds de 10 minutos. Carlson, 23 anos pesou 75,700 kg e Valdemar, 26 anos, pesou 77,800 kg. Valdemar contava com uma musculatura e força física superior e pressionou Carlson no primeiro Round. Porém a supremacia técnica e os golpes mais precisos de Carlson deixam transparecer que a vitória seria inevitável. Valdemar, já com o rosto inchado, começa a sair do ringue fazendo que a luta fosse repetidamente interrompida. Aos 9 minutos do 4º round, Valdemar e Carlson caem do ring e somente Carlson retorna. Com a desistência do “Pantera Negra” (apelido dado a Valdemar por Hélio Gracie), Carlson Gracie conquista o que seria sua mais importante vitória e enfrentaria Valdemar mais quatro vezes, vencendo três e empatando uma.

RECORDAR É VIVER… Fonte: Vulkan

 

(mais…)

Você está errando no Jiu-Jitsu? É na postura? Na conduta? Na dieta ? Falta motivação?

Saiba você que a academia é um local onde diferentes pessoas se encontram, dentro do tatame é possível vermos pessoas de todas as idades, alturas, pesos e etc, pessoas com diferentes profissões, personalidades, e também intenções.
Hoje vamos listar 08 ERROS que você deve evitar ao MÁXIMO  no Jiu Jitsu.

 

1-NÃO RESPEITAR OS COLEGAS DE TREINO;

2-TREINAR COMO LEÃO, ALIMENTAR-SE COMO PATO;

3-COMPETIR NO TREINO;

4-QUESTIONAR O PROFESSOR ENQUANTO ELE EXPLICA;

5-TREINAR COM O KIMONO SUJO;

6-CONVERSAR DURANTE O ROLA;

7-NÃO QUERER BATER;

8-EXCESSO DE FORÇA;

 

(mais…)

Segundo um estudo realizado pelos Acadêmicos da 8ª fase de Educação Física Bacharelado da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, (Rodrigo Macêdo Cassettari e Rômulo Luiz da Graça) que tem como objetivo identificar os fatores motivacionais de atletas  de jiu-jitsu brasileiro na cidade de Criciúma, conclui-se que os fatores que motivam os competidores de jiu Jitsu são:
1- Vencer competições;
2 – Aprender novas habilidades;
3 – Superar limites;
4 – Ser campeão e ;
5 – Atingir objetivos,  respectivamente, saindo do foco financeiro que predonima em todas as outras modalidades esportivas. Foram entrevistados 40 indivíduos de ambos os sexos de 4 academias, a partir do Inventário de motivação á prática regular de atividade física e esportiva. E então, você concorda? Comente!

 

(mais…)

Umas das dúvidas muito frequentes entre os alunos é como se preparar para o seu primeiro campeonato de jiu jitsu. Esta é uma questão muito relativa e que muda de pessoa para pessoa. Hoje vamos listar 05 importantes dicas que podem fazer total diferença na sua primeira competição. Confira nas imagens. O que você achou? Tem alguma dica em especial para contar pra gente? Comente!

 

 

(mais…)

A importância do Educador no Jiu Jitsu

A importãncie do Educador no Jiu Jitsu

Um bom professor de Jiu Jitsu deve ser também um bom mediador do conhecimento, porém para se praticar uma pedagogia de qualidade é necessário priorizar o desenvolvimento humano e o respeito às diferenças.

 

(mais…)

Entrevista com Carlson Gracie Jr

Carlson Gracie Jr

Carlson Gracie Jr. trabalha para resgatar história do pai e dar sequência a seu legado

por: PVT | @portaldovt

Radicado em Chicago, EUA, Carlson Gracie Jr., está no Brasil para dar sequência a uma série de projetos com vistas a resgatar a história construída por seu pai, que segundo ele foi esquecida ao longo do tempo e atualmente é desconhecida das novas gerações. Entre esses projetos está incluído um documentário sobre a vida e a obra do saudoso Carlson, falecido em 2006 aos 72 anos de idade.

(mais…)

13 anos sem Carlson Gracie

Há treze anos, o mundo perdia Carlson Gracie; confira nossa homenagem ao grande mestre.

-Carlson formou um exército de lutadores e treinadores

O Legado de Carlson Gracie

Carlson Gracie foi um dos representantes mais importantes de sua família. Além de ter sido o principal lutador da sua geração, Carlson se tornou um excelente treinador, formando exércitos que dominaram o circuito do Jiu-Jitsu durante anos e que no MMA tiveram o mesmo sucesso. Mas o filho mais velho de Carlos Gracie não formou apenas ótimos lutadores. Seus ensinamentos influenciaram praticamente toda a geração atual de grandes treinadores, que comandam as principais equipes de MMA do planeta. Na matéria a seguir, mostraremos o tamanho da importância do Grande Mestre para o esporte brasileiro, e porque ele é reverenciado por todos aqueles que conviveram com este incrível personagem das lutas. (mais…)

TOP